Painel Político

Sentença é uma editoria de Painel Político, com notícias diárias sobre o universo jurídico brasileiro. Artigos, análises e opinião

Sepúlveda Pertence chama atenção para onda de autoritarismo de direita

Um país que viveu 21 anos sob ditadura deve estar atento para a onda de autoritarismo de direita. A ressalva foi feita pelo advogado Sepúlveda Pertence, em evento no Instituto dos Advogados Brasileiros nesta segunda-feira (5/8).

Ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e ex-procurador-geral da República, Pertence falou de sua carreira em um dos momentos mais difíceis do Brasil, o regime militar. Ele citou “o exercício da advocacia e, nela, à defesa dos perseguidos pelo regime de arbítrio militar”.

Considerando que a volta da ditadura é uma ameaça citada por muitos, Pertence chamou a atenção para a definição da cientista política Lilia Schwarcz, que mostra que traços de autoritarismo estão fincados no “incentivo à polarização e atração pelo autoritarismo”.

O advogado fez questão de reafirmar a importância do respeito aos ideais democráticos e enfatizou como essencial a tolerância “sem a qual, com a serenidade que a pressupõe, a democracia fenece”.

No evento, Pertence recebeu a medalha Teixeira de Freitas, a mais importante comenda do IAB, e foi homenageado pelo ministro Luís Roberto Barroso, pelo advogado José Roberto Batochio, e pela presidente do IAB, Rita Cortez.

Reportagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top