Tribunais regionais

Seminário “Mulheres na atualidade: conquistas e desafios” será realizado pela Ameron com a ilustre presença da atriz Aline Jones

Recentemente, a atriz que despontou após protagonizar a série ‘O Negócio’ da HBO declarou já ter sofrido assédio sexual

Em comemoração ao “Mês da Mulher” (março), a Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) irá realizar o seminário “Mulheres na atualidade: conquistas e desafios”. O evento abordará vários temas ligados aos direitos das mulheres, como conquista de espaço profissional, violência doméstica e sexual, entre outros. A iniciativa está marcada para o próximo dia 15 de março, às 10h, no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), contando com a participação do Poder Judiciário, Ministério Público de Rondônia (MPRO), e da atriz Aline Jones, da aclamada série da HBO ‘O Negócio’. Sucesso também no cinema nacional e internacional, a atriz declarou publicamente ter sofrido assédio no seu ambiente de trabalho.

“A Justiça de Rondônia trabalha na defesa dos direitos das mulheres. Os números são alarmantes. No Brasil, uma mulher é assassinada a cada duas horas. Vários são os casos de assédio sexual, inclusive, o carnaval que acaba de acontecer teve uma boa notícia: foi a primeira vez em que a importunação em desfavor das mulheres foi tratada como crime. Ou seja, o Poder Judiciário, com o apoio de melhorias na legislação, atua com protagonismo para coibir essa prática nefasta e o nosso seminário também é uma iniciativa que tem como intuito discutir os direitos das mulheres para mudarmos essa situação”, enfatiza o presidente da Ameron, desembargador Alexandre Miguel.

A juíza e vice-presidente da Ameron que também será palestrante, Inês Moreira da Costa, ressalta que o seminário pretende discutir temas importantes ligados ao papel das mulheres na sociedade atual. “Desde a conquista pelo espaço profissional, com a ampliação do número de cargos e de profissões, até os desafios que as mulheres ainda enfrentam no que se refere à violência sexual e doméstica. São assuntos que precisam ser olhados com mais atenção, e nesse cenário, o Poder Judiciário apresenta-se como um dos importantes atores na garantia dos direitos das mulheres”.

A primeira palestra será ministrada pela juíza e vice-presidente da Ameron, Inês Moreira da Costa, com o tema “Mulheres ao longo da história: o espaço profissional conquistado”. Em seguida, será a vez da promotora de Justiça da Vara de Violência Doméstica Tânia Garcia Santiago, que irá dispor sobre “Mulheres visíveis”.

Dando continuidade, “A atuação do Poder Judiciário do estado de Rondônia no combate à violência doméstica” será o assunto do painel palestrado pelo juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça e titular do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da comarca de Porto Velho Fabiano Pegoraro.

Já a “A violência sexual contra a mulher como ato de consumir um corpo coisificado” terá a palestrante de renome nacional e internacional Aline Jones. Fechando o seminário, será realizado um debate mediado pela magistrada Euma Tourinho, auxiliar da Presidência do TJRO.

Números

No Brasil, uma mulher é assassinada a cada duas horas. Falta de padronização e de registros atrapalham o monitoramento de feminicídios no país. Doze mulheres são assassinadas todos os dias, de acordo com a média nacional.

Até 2018, foram 4.473 homicídios dolosos, sendo 946 feminicídios, ou seja, casos de mulheres mortas em crimes de ódio motivados pela condição de gênero.b

O Ligue 180 é uma central telefônica que atua como um disque-denúncia. É um programa nacional que recebe denúncias de assédio e violência contra a mulher e as encaminha para os órgãos competentes.

Participação da atriz Aline Jones

Engajada em suas pesquisas sociológicas, Aline é considerada como uma das melhores atrizes de sua geração. Sua participação como uma das protagonistas na aclamada série da HBO ‘O Negócio’ rendeu trabalhos em produções nacionais e internacionais. Aline também viveu uma história difícil. Recentemente, a atriz declarou publicamente que sofreu casos de abuso e assédio, algo que ainda a machuca muito e não se sente preparada para detalhar.

“Sei que estamos em um momento importante de denúncia. A maioria das minhas amigas também passou por alguma situação de violência. Sinto que quando uma mulher se empodera para contar, como foi o caso da atriz argentina Thelma Fardin, é porque de alguma maneira ela já se sente forte”, conta a atriz referindo-se a um caso de violência sexual na Argentina que gerou a manifestação de várias atrizes.

Aline declarou ter sido assediada por um diretor de teatro aqui no Brasil. “Nunca tive coragem de incriminá-lo, escrevi uma carta e saí do processo porque chegou um ponto em que ele se sentiu no direito de tocar meu seio em uma sessão de fotos”, lembra.

Currículo – Aline despontou na série ‘O Negócio’, uma produção da HBO que estreou sua quarta e última temporada em março de 2018, em mais de 50 países. A história conta a saga de quatro garotas de programa de luxo: Mia, interpretada por Aline; Karin (Rafaela Mandelli); Luna (Juliana Schalch) e Magali (Michelle Batista).

Ao protagonizar a série ‘O Negócio’ da HBO, Aline teve portas abertas para mais trabalhos no Brasil e exterior.

Está no elenco principal do filme ‘Happy Hour’, de Eduardo Albergaria, juntamente com a atriz Letícia Sabatella e os atores argentinos Pablo Echarri e Luciano Cáceres. O filme é uma co-produção Brasil/Argentina da Urca Filmes com a Haddock Films, mesma produtora argentina de ‘O Segredo dos Seus Olhos’. A história levanta a questão do preço que se paga por se dizer a verdade. A estreia será neste mês, dia 28 de março nos cinemas de todo o país.

Estreitando ainda mais os laços com a Argentina, a atriz brasileira esteve em Buenos Aires recentemente para gravar o longa-metragem ‘Blindado’, do diretor Eduardo Meneghelli, da produtora argentina Paradise. Nesse filme, ela interpreta Selva, a protagonista feminina do ator venezuelano Gabriel Peralta.

“Estou ansiosa para conhecer Rondônia e poder me conectar com as pessoas e com a Floresta Amazônica no estado. É uma responsabilidade muito grande compartilhar minhas reflexões neste seminário, fiquei feliz com o convite”, afirma a atriz.

Desbravando fronteiras em território nacional, o trabalho de Aline avança internacionalmente, explorando territórios na América Latina. Ano passado, além de participar do longa-metragem “Simonal”, gravar ‘Banalidade do Mal’ para o canal Prime Box Brasil e a segunda temporada de ‘Partiu?!’ para o canal Cine Brasil, ela iniciou a carreira de Sociologia e Política na universidade.

Serviço

Seminário “Mulheres na atualidade: conquistas e desafios”

Data: 15/03

Horário: às 10h

Local: TJRO.

10h. Abertura. “Mulheres ao longo da história: o espaço profissional conquistado”. Palestrante: Dra. Inês Moreira da Costa, vice-presidente da Ameron.

10h30. “Mulheres visíveis”. Palestrante: Dra. Tânia Garcia Santiago, promotora da Vara de Violência Doméstica.

11h. “A atuação do Poder Judiciário do Estado de Rondônia no combate à violência doméstica”. Painel com o Dr. Fabiano Pegoraro Franco, juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça e titular do 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da comarca de Porto Velho.

11h30. “A violência sexual contra a mulher como ato de consumir um corpo coisificado”. Palestrante: Aline Jones, atriz da série ‘O Negócio’ da HBO.

12h. Debates. Dra. Euma Mendonça Tourinho, juíza auxiliar da Presidência do TJRO.

Posts relacionados
Tribunais regionais

Estado de Rondônia é condenado a indenizar pai que teve filho afogado durante o horário de aula

Tribunais regionais

Juizado da Infância alerta sobre mudança na lei para viagens de menores

Tribunais regionais

Tribunal do Acre mantém condenação de 29 anos de reclusão por crime sexual

Tribunais regionais

Bretas diz que prisão de Temer é para evitar destruição de provas

Assine nossa newsletter e receba o boletim semanal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *