Painel Político

Sentença é uma editoria de Painel Político, com notícias diárias sobre o universo jurídico brasileiro. Artigos, análises e opinião

OAB reforça divulgação dos canais de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica

Durante a quarentena os índices de violência doméstica e feminicídio têm aumentado e a OAB/RO reforça seus canais de atendimento às vítimas.

A pandemia gerada pela proliferação do coronavírus tornou-se rapidamente um problema humanitário em todo o mundo. Aumentou-se os números de pessoas afetadas pela Covid-19 e consequentemente os óbitos. Mas, além desta preocupação, outro fator vem acometendo as mulheres e preocupando os órgãos competentes: os casos de violência doméstica vem crescendo exponencialmente desde o início do isolamento social, aconselhado para diminuir o alastramento do vírus.

Para prevenir e combater esta violência durante a pandemia, a Organização das Nações Unidas (ONU) recomendou aos países, entre outras coisas, aumentar o investimento em serviços online que possam ser facilmente acessados. Neste quesito, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) trabalha há muito, para levar às mulheres o auxílio e amparo necessário, por meio da Ouvidoria da Mulher (https://ouvidoria.oab-ro.org.br/ouvidoria/ouvidoria-da-mulher).

O presidente da OAB/RO, Elton Assis, explica que este canal de atendimento foi inspirado na OAB Sergipe, local onde o projeto se originou. “A proposta inicial contemplava apenas as advogadas, porém optamos por ampliar este atendimento às todas as mulheres do Estado que passam por qualquer tipo de violência. A OAB está ao lado da sociedade na luta pela redução dos crimes de violência doméstica e essa é uma de nossas ações efetivas no enfrentamento para a redução dos índices no estado de Rondônia”.

Para Aline Corrêa, ouvidora-geral e secretária-geral adjunta da Seccional, a Ouvidoria sempre teve sua importância, mas neste momento se faz essencial e atuante. “É uma honra poder participar deste projeto e ter a certeza que, por meio dele, muitas mulheres podem encontrar acolhida e a justiça necessária”, enfatizou.

Karoline Monteiro, presidente da Comissão da Mulher Advogada, explica que a Seccional Rondônia tem se mostrado aberta às causas da mulher e isso contribui fortemente para que elas entendam que não estão sozinhas nesta luta. “A OAB Rondônia sempre levantou essa bandeira e neste momento difícil continuamos caminhando para contribuir com uma sociedade mais justa”, explicou.

Como Denunciar à Ouvidoria OAB Mulher

As denúncias à ouvidoria da Mulher da OAB Rondônia podem ser realizadas por meio da página na internet disponível no site da Seccional (https://ouvidoria.oab-ro.org.br/ouvidoria/ouvidoria-da-mulher), no telefone (69) 3217-2112 ou no Whatsapp (69) 99283-4762.

Confira o vídeo elaborado pela Seccional para divulgar os canais de atendimento às vítimas de violência doméstica de Rondônia. Aproveite, e ajude nesta campanha divulgando estes canais.

Reportagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top