CNMP

Corregedoria Nacional do MP instaura reclamação disciplinar e notifica Dallagnol

O corregedor nacional do MP, Orlando Rochadel, instaurou reclamação disciplinar para apurar informações divulgadas no último domingo, 9, pelo site Intercept envolvendo a força-tarefa da operação Lava Jato e do ex-juiz Federal e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

Rochadel determinou a notificação da força-tarefa da operação na pessoa de seu coordenador, o procurador da República Deltan Dallagnol.

A instauração foi feita com base na solicitação dos conselheiros do CNMP Luiz Fernando Bandeira, Gustavo Rocha, Erick Venâncio e Leonardo Accioly, que entregaram memorando ao corregedor nesta segunda-feira, 10, pedindo a abertura de sindicância.

Ao analisar o pedido, Rochadel pontuou que a ampla repercussão nacional do caso demanda atuação da corregedoria nacional. Conforme o corregedor, sem adiantar qualquer juízo de mérito, “observa-se que o contexto indicado assevera eventual desvio na conduta de Membros do Ministério Público Federal, o que, em tese, pode caracterizar falta funcional”.

Por entender que, a princípio, “é necessária análise preliminar do conteúdo veiculado pela imprensa, notadamente pelo volume de informações constantes dos veículos de comunicação”, notificou os membros do MPF integrantes da força-tarefa na pessoa de Dallagnol.

Rochadel também determinou a expedição de ofício à Corregedoria-Geral do MPF para que informe, em 10 dias, os antecedentes disciplinares dos membros integrantes da Força Tarefa Lava Jato em Curitiba/PR.

Após o prazo, Rochadel analisará os autos.

“A imagem social do Ministério Público deve ser resguardada e a sociedade deve ter a plena convicção de que os Membros do Ministério Público se pautam pela plena legalidade, mantendo a imparcialidade e relações impessoais com os demais Poderes constituídos”, salientou o corregedor.

Processo: 422/2019-93

Posts relacionados
CNMP

O que pode acontecer com a Lava Jato agora?

CNMP

Juristas pedem para PGR apurar atuação da Lava Jato; Deltan está na mira do CNMP

CNMP

CNMP abre processo contra Deltan Dallagnol

CNMP

CNMP vai apurar vazamento na Lava Jato que originou reportagem da Crusoé

Assine nossa newsletter e receba o boletim semanal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *