Solenidade foi bastante prestigiada, em Sessão Solene no plenário da Assembleia Legislativa

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, Wilber Carlos dos Santos Coimbra recebeu na tarde da última quarta-feira o título de cidadão honorífico de Rondônia, no plenário da Assembleia Legislativa.

Participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte
Gomes (PSDB) e outros parlamentares. Também prestigiaram a concorrida solenidade o desembargador Renato Mimessi, vice-presidente do Tribunal de Justiça; o presidente do TCE/RO, conselheiro Edilson de Souza, o defensor público geral, Hans Lucas; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia (OAB/RO) Elton Assis, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Demargli Farias, e o procurador de contas do Ministério Público de Contas, Adilson Medeiros.

Um vídeo com depoimentos de amigos e familiares foi exibido, emocionando a todos. Na solenidade, foi entregue a Medalha do Mérito Legislativo ao secretário legislativo da Assembleia, Hélder Risler, proposta pelo então deputado Wilber Coimbra.

Em seu pronunciamento, Laerte Gomes disse que “com absoluta certeza, é um dia especial para Rondônia, que passa a adotar como seu filho, o conselheiro Wilber Coimbra, que tem uma trajetória brilhante e exemplar.
O presidente da Assembleia ressaltou a determinação e empenho de Wilber
Coimbra, que se destaca em todas as funções que exerce, ressaltando a sua
atuação também como deputado estadual. “Enfrentou os percalços da vida,
sem se acovardar, sem ferir a sua honra e com seu espírito de luta, enfrentou todos os desafios e cumpriu a sua missão”, completou.

Cidadão Rondoniense

Ao abrir a sua fala, o homenageado tributou a Deus toda a honra, glória, poder e majestade. Em seguida, enalteceu a sua companheira, Suzy Coimbra, e Magda Ésber, por seu afeto, pela acolhida e in memorian a sua mãe, Nilce Santos Coimbra. “Cada pessoa presente aqui, representa uma etapa da minha história. Me sinto prestigiado com a presença de todos aqui. A minha alma se enche de alegria, a sensação é de que não pertenço mais a mim mesmo. Deus jamais me desamparou, em todos os caminhos que percorri. Nunca fiquei ao abandono.

Em todos os momentos, fui acolhido”, ressaltou. O homenageado disse ainda que “minha origem é extremamente humilde, mas me traz muito orgulho. Nasci no Maranhão, numa terra adversa, filho de um
relacionamento adulterino. Mas, Deus nos capacita, nos fortalece, mas a luta é nossa. E eu nunca fugi à luta!”. Coimbra afirmou que “sou feliz e grato por este título de cidadão rondoniense.

Hoje, sou filho de Rondônia, porque quis Deus e quis esta Casa. Os senhores
e senhoras testemunham muita honra, para um homem de origem muito
humilde, mas que vê com generosidade a vida. Por isso, mesmo sem nada
merecer, tenho recebido das mãos de Deus, a sua benevolência. Até aqui, nos ajudou o Senhor”.

Pronunciamentos

O conselheiro Edilson de Souza iniciou a sua fala enaltecendo a luta da família, para Wilber Coimbra chegar aonde chegou. “Esse nordestino que lutou pela vida, criado pela mãe, com toda a dificuldade, mas com muita dedicação e amparo nos estudos. Destaco a pessoa do homem, pai, companheiro, de bom coração e dedicado em tudo o que faz. Mania de perfeccionismo até. Uma trajetória louvável, brilhante e que faz jus à merecida homenagem”.

O desembargador Renato Mimessi abriu seu pronunciamento observando que “iniciativa como esta, de trazer a público essa homenagem, em tempos onde se exalta tanto as coisas negativas, estamos diante de uma trajetória brilhante, de alguém que lutou para conquistar seus ideais, com muito esforço, dedicação aos estudos e empenho. Temos também que valorizar isso”.

O defensor geral ressaltou a visão de Wilber Coimbra, como homem público, em sempre estar atento aos anseios da sociedade. “Quando deputado estadual, Wilber Coimbra é autor de projeto de lei que obriga os hospitais a informarem à polícia quando chegarem crianças ou adolescentes com suspeita de violência. Isso se coaduna com o que temos como missão na Defensoria Pública”, observou.

Elton Assis ressaltou que “esse título é fruto de um trabalho incansável e
determinado, de um brasileiro perseverante, que lutou muito para ter o seu espaço. Mas, mesmo nas adversidades, não se afasta da bondade e da ética”.

Surama Bastis, amiga de infância do homenageado, usou a palavra para
enaltecer a sua trajetória. “O conheço desde pequeno. Foi comigo que pisou
pela primeira vez nesta terra. Este cidadão é merecedor, pois é honesto e
digno e está apto a representar esse Estado. Na nossa vida, passamos muitas dificuldades e Deus nos ajudou e nos amparou”. Ela disse ainda que “a nossa terra, a pequena Cururupu se alegra com o seu filho ilustre. Não é apenas o título, mas o reconhecimento, por merecimento, a quem sempre atuou com ética e dedicação”.

O homenageado

Wilber Carlos dos Santos Coimbra é maranhense de Cururupu, onde nasceu
em 18/01/1975. Filho de Nilce Santos Coimbra e Antônio José Ramos Coimbra, é casado com Suzy de Oliveira Gomes Coimbra e pai de Wilber Carlos dos Santos Coimbra Júnior e Yves Carlos dos Santos Coimbra.

Wilber Coimbra chegou em Rondônia aos 18 anos, em 1993, ingressando no
Exército em 1995, atuando no Hospital de Guarnição de Porto Velho. Passou
três anos no Exército, e após esse período, ingressou como soldado na Polícia Militar de Rondônia, onde ficou por mais de nove anos.

Em 2003, foi o primeiro praça eleito ao cargo de diretor executivo da Associação Tiradentes da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares do Estado de Rondônia (Astir), onde promoveu uma série de melhorias na entidade, como a construção e implantação do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), implantou 22 consultórios odontológicos na capital e no interior, adquiriu 11 ambulâncias, entre outras ações.

Formou-se em direito pela Faculdade Faro, em 2004. Foi eleito deputado
estadual em 2006, exercendo o mandato até 30/06/2010, quando renunciou ao mandato para assumir uma cadeira de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado, função que exercer até os dias de hoje. No TCE, o conselheiro Wilber Coimbra é responsável pela política de ensino corporativo e alta gestão da Escola Superior de Contas.

Desde 2008, Wilber Coimbra é professor universitário de diversas disciplinas relacionadas ao Direito, no Centro Universitário São Lucas. Na carreira acadêmica, especializou-se em direito administrativo pela Universidade Gama Filho (UGF/Brasil), fez mestrado em gestão e desenvolvimento regional, pela Universidade de Taubaté (Unitau).
Em 2017, concluiu doutorado em direito, pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), além de ter realizado outros cursos e especializações.

LEIA TAMBÉM:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *