Tribunais regionais

Aeronáutica pode excluir candidata obesa de concurso, decide TRF-4

Com o entendimento de que as Forças Armadas podem estabelecer critérios diferenciados para provimento de cargo público, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região deu provimento a recurso da União contra decisão que determinava que a Aeronáutica aceitasse uma candidata obesa em processo seletivo para técnica de administração.

A mulher ajuizou mandado de segurança na 2ª Vara Federal de Florianópolis após ser reprovada na inspeção de saúde e excluída do concurso. A União recorreu ao TRF-4 sustentando que o edital deixava claro que candidatos com índice de massa corporal (IMC) maior que 29,9 seriam excluídos por obesidade. A Advocacia-Geral da União ressaltou que a condição é tida como doença pela Classificação Internacional de Doenças.

Segundo a relatora do caso, desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler, a administração pautou-se pela vinculação às regras do edital. “Se a parte autora não possui a aptidão necessária para a atividade das Forças Armadas, não poderá ser incorporada até mesmo para que seu quadro clínico não seja agravado”, disse a magistrada.

“Com efeito, tal atitude atenta contra o interesse público — a aptidão física dos militares é condição indispensável em termos de segurança nacional — e também contra o interesse do próprio conscrito, o qual seria obrigado a praticar atividades físicas que poderiam causar lesões ou mesmo incapacidade, temporária ou permanente, com relação de causa e efeito com o serviço militar”, avaliou.

Para a relatora, o critério da Organização Mundial da Saúde (OMS) da massa corporal é “racional, proporcional e isonômico” porque tem base em dados objetivos. “Os portadores de IMC superior a 30, como a parte autora, são portadores de doença (Obesidade Grau I), capitulada como tal no Código Internacional de Doenças (E66- Obesidade/ CID-10)”, disse a desembargadora. “Portanto, a obesidade é doença preexistente à incorporação e incompatível com atividade militar”, concluiu.

Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-4.

Posts relacionados
Tribunais regionais

Banco indenizará credor negativado depois de decisão transitar em julgado, diz TJ-SP

Tribunais regionais

Juiz de SP homologa plano de recuperação judicial da Livraria Cultura

Tribunais regionais

Ação pede nulidade do passaporte diplomático concedido ao bispo Edir Macedo

Tribunais regionais

Corregedoria de RO cogita desenvolver sistema para comunicação eletrônica de venda de veículos

Assine nossa newsletter e receba o boletim semanal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *